Como o terroir influencia as características do espumante?

A produção de espumantes não se limita ao tipo de uva utilizada e ao processo de elaboração – existe um fator muito importante que influencia as características da bebida borbulhante: o terroir. Se você aprecia espumantes ou está começando a conhecer mais esse universo, vale a pena acompanhar a leitura e aprender um pouco mais sobre terroir.

 

O que é terroir

Essa palavra francesa, sem tradução direta para outros idiomas, existe para descrever regiões produtoras de uva, café, oliveiras e outras culturas. Pensando nos espumantes, o terroir ajuda a categorizar e identificar regiões com características específicas. Cabe destacar que existem três critérios básicos formadores de um terroir:

 

👉SOLO

A composição do solo interfere diretamente nas características das uvas que dão origem aos espumantes. Fatores como altitude, relevo, nível do pH, matéria orgânica, drenagem da água e nutrientes ajudam a compor o terroir.

 

👉VARIEDADE DE UVA

Chardonnay, Moscato, Pinot Noir... cada variedade de uva dá origem a espumantes totalmente únicos. Mas será que a mesma variedade de uva cultivada em solos diferente resultará em bebidas com as mesmas características? Com certeza não, pois a influência de solo, clima e trabalho humano estão diretamente ligados ao resultado final, daí a importância de se escolher a variedade de uva que tenha melhor adaptação à essas condições do local onde se pretende implantar o vinhedo.

 

👉CLIMA

Por mais que uma variedade de uva seja produzida por várias safras no mesmo solo, é provável que origine espumantes diferentes a cada ano. Isso porque, além do solo e das técnicas de produção e elaboração, a quantidade de chuvas e incidência de sol ajudam a determinar as características da uva – consequentemente, do espumante. Desse modo, poderá ter mais ou menos doçura entre outros aspectos.

Além dos fatores citados acima, cabe ainda destacar a importância do conhecimento, da cultura e do trabalho humano envolvido no cultivo dos vinhedos e da elaboração dos vinhos em cada região distinta, que interferem também nas características e estilos dos vinhos elaborados.

 

🥂🥂 Terroir da Serra gaúcha 

Solo, clima e conhecimento se unem em perfeita sintonia para a produção de espumantes no terroir da Serra gaúcha – tanto que a região conta com bebidas premiadas em tosos os continentes do planeta. Com a escolha das uvas certas e de técnicas apropriadas, produtores e vinícolas sabem aproveitar o melhor desse terroir que é sinônimo de excelente qualidade.

 

 

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Cidade / UF:
Comentário: