Enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi - Ricardo MorariEnólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi - Ricardo Morari

Por definição, os enólogos são os profissionais responsáveis pela elaboração dos vinhos tranquilos e espumantes – bebidas que conquistaram o mundo com seus aromas e sabores. Mas o envolvimento deles com a produção começa antes mesmo do cultivo, analisando terroir, escolhendo as variedades mais apropriadas para a região, definindo técnicas e orientando sobre podas e os melhores momentos para a colheita das uvas. Depois, são eles os responsáveis pela escolha de técnicas de vinificação e tempo de amadurecimento, encontrando o momento perfeito para o vinho ou espumante entrar no mercado.

Além da atuação nas indústrias vitivinícolas, os enólogos trabalham nos bastidores com pesquisas, cursos de qualificação e visitas técnicas – tudo para aprender cada vez mais sobre o fascinante mundo dos vinhos. Para celebrar a beleza dessa profissão, em 22 de outubro comemora-se o Dia do Enólogo. A data simboliza todo o amor do profissional pela uva e pelo vinho; ciência e técnica; tradição e inovação.

No Brasil, há enólogos assinando vinhos e espumantes de excelência, premiados em países tradicionais da Europa, como Portugal, França, Itália e Espanha – assim como Chile, Uruguai e Argentina, na América do Sul. São 20 regiões produtoras no território nacional, sendo a Serra Gaúcha responsável por cerca de 85% da produção de vinhos. Características como solo basáltico, clima temperado, úmido e com noites amenas permitem o cultivo de uvas com personalidade forte. Um dos destaques da região é a produção de uvas Moscato para elaboração de espumantes Moscatel – sucesso de aceitação no Brasil e no mundo.

Nesse cenário de diversidade e conhecimento constantes, os enólogos abraçam o desafio de extrair o que há de melhor na elaboração de vinhos e espumantes marcantes aos sentidos e às boas memórias.

 

Viva os vinhos! Viva os espumantes!

Um brinde aos enólogos!

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Cidade / UF:
Comentário: