Cooperativa Vinícola Garibaldi harmoniza receitas para as festividades natalinas - Crédito: Cozinhando com ElisCooperativa Vinícola Garibaldi harmoniza receitas para as festividades natalinas - Crédito: Cozinhando com Elis

A ceia de Natal deste ano ganha novos aromas e sabores com o cardápio proposto pela Cooperativa Vinícola Garibaldi. Em parceria com a Orquídea, a marca propõe a inclusão de pratos práticos, saborosos e cheios de afeto à mesa, trazendo a massa como protagonista do menu festivo – sem esquecer do toque tradicional –, combinado a uma sobremesa leve e refrescante. Ambas as sugestões, cujas receitas e passo a passo estão listados abaixo, ganham harmonizações com espumantes, especialmente pensados pela cooperativa para elevar a experiência gastronômica.

A carne de ave, principal escolha como prato principal da noite, aparece aqui junto a um macarrão ao forno cremoso. O prato, que leva frango e queijo no preparo, ganha ainda mais sabor com a massa tipo radiador, ideal para reter mais molho, neste caso feito com creme de leite e tomate. O frango desfiado, misturado à mussarela em cubos, fica mais suculento, enquanto o parmesão gratinado no forno cria aquela camada dourada – tudo pronto em poucos passos e com resultado digno de uma refeição festiva. Para acompanhar, a Garibaldi indica o premiado espumante Garibaldi Viognier, de paladar leve e equilibrado, como harmonização. "Escolhemos esse produto por ter uma complexidade em boca que vai combinar com a cremosidade do prato ao forno e com o sabor equilibrado do frango com os queijos", explica o sommelier da cooperativa André Luís Rech.

Para fechar o cardápio e adoçar a celebração, a sugestão é um pavê refrescante de abacaxi. O doce une camadas cremosas preparadas com leite condensado, gemas e amido de milho às tradicionais bolachas de Leite da Orquídea, suavemente umedecidas com o próprio espumante. O abacaxi em calda picado garante o frescor, e o doce pode ser finalizado com glacê de claras. A harmonização recomendada, neste caso, é com o espumante Garibaldi Prosecco Rosé Sweet, frutado e macio. "Essa indicação mostra a versatilidade de um espumante demi-sec, bastante leve e refrescante, que acompanha bem pratos doces, como esta sobremesa que leva a fruta caramelizada no próprio espumante e é bastante cremosa", analisa Rech.

 

Faça para a noite de Natal

 

Macarrão ao forno cremoso com frango e queijo

Ingredientes

- 500g de macarrão sêmola radiador mais molho Orquídea

- 2 caixas de creme de leite (400 gramas)

- 340g de molho de tomate

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- Orégano a gosto

- 400g de frango desfiado

- 400g de queijo mussarela em cubos

- 100g de queijo parmesão ralado

 

Modo de preparo

Em uma panela com água fervente, cozinhe o macarrão até ficar al dente, e escorra;

Em um recipiente, que vai ao forno, coloque o macarrão, adicione o creme de leite, o molho de tomate, o sal, a pimenta e o orégano. Misture bem;

Acrescente o frango e a mussarela e misture;

Salpique parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos;

Sirva e bom apetite.

Harmonização: Espumante Garibaldi Viognier

Pavê Refrescante de Abacaxi com Espumante

Creme

Ingredientes:

2 latas de leite condensado

2 latas de leite

3 gemas

2 colheres de sopa de amido de milho

 

Preparo:

Coloque tudo na panela, misture bem.

Leve ao fogo médio, mexendo sempre.

Quando começar a borbulhar, conte 2 minutos.

Desligue e reserve.

 

Abacaxi caramelizado no espumante

Ingredientes:

2 xícaras de abacaxi picado

½ xícara de espumante

2–4 colheres de sopa de açúcar (dependendo da doçura do abacaxi)

1 colher de sopa de manteiga

 

Preparo:

Em fogo médio, derreta a manteiga.

Acrescente o abacaxi e deixe dourar levemente.

Adicione o açúcar e deixe caramelizar.

Entre com o espumante, soltando o caramelo do fundo da panela.

Reduza até virar uma calda brilhante e ligeiramente espessa.

Deixe esfriar antes de usar.

 

Calda para molhar as bolachas (com espumante)

Ingredientes:

1 xícara de espumante

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

 

Preparo:

Aqueça levemente o espumante com o açúcar só até dissolver — NÃO deixar ferver.

Deixe esfriar.

Use para molhar as bolachas rapidamente (1 segundo de cada lado).

 

Montagem do pavê

Você vai precisar:

2 pacotes de bolacha de leite Orquídea

Creme pronto

Abacaxi caramelizado no espumante

Calda de espumante para molhar as bolachas

 

Passos:

Molhe rapidamente as bolachas na calda de espumante e faça a primeira camada no refratário.

Espalhe metade do creme.

Espalhe metade do abacaxi caramelizado.

Repita as camadas (bolacha → creme → abacaxi).

Opcional: finalize com glacê de claras ou chantilly suave.

Gele por no mínimo 4 horas.

 

Conheça mais os espumantes para harmonização

 

Espumante Garibaldi Viognier

Lançado em 2023 como resultado dos experimentos de campo da marca, onde ela testa cepas para elaborar produtos surpreendentes, o espumante Garibaldi Viognier tem se destacado por seus aromas bastante frutados e qualidades como maciez, cremosidade e frescor. Tais características fizeram o produto ser condecorado em diversos concursos, como na Espanha, onde ganhou medalha de ouro neste ano no Zarcillo International Wine Awards. Elaborada pelo método Charmat com a uva homônima, a bebida apresenta coloração amarelo palha esverdado, revelando perlage de borbulhas finas e persistentes. No olfato, tem boa intensidade aromáticam com perfil de frutas frescas como maçã-verde e melão, além de notas florais delicadas. De paladar leve e equilibrado, tem bom frescor e cremosidade em boca.

 

Espumante Garibaldi Prosecco Rosé Sweet

O espumante Garibaldi Prosecco Rosé Sweet se caracteriza pelo toque extra de dulçor e pelo menor teor alcóolico, especialmente quando comparado ao Garibaldi Prosecco Rosé Brut, primeiro do gênero a ser elaborado no país. Do tipo Demi-Sec, é elaborado com uvas Prosecco e Pinot Noir pelo método Charmat, quando a segunda fermentação ocorre em tanques de inox. Sua coloração é de um rosé delicado, com perlage liberando borbulhas finas e persistentes. No olfato, exala aromas de frutas cítricas e notas de frutas vermelhas, uma das características dos produtos rosés. A doçura da bebida confere maciez e cremosidade extras ao produto, que é fresco, leve e fácil de beber. Motivos que ajudaram a bebida a ganhar medalha de ouro duplo, com impressionantes 99 pontos na avaliação dos jurados na 20ª edição do Vinus, na Argentina.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: