Cooperativa Vinícola Garibaldi promove 12ª edição do Garibaldi Mulher - Crédito: Exata Comunicação, Tiago GarzieraCooperativa Vinícola Garibaldi promove 12ª edição do Garibaldi Mulher - Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garziera

Com um dos lançamentos deste ano, o espumante Garibaldi Floratta, a tematizar a ambientação de mais um Garibaldi Mulher, cerca de 200 delas, ligadas à Cooperativa Vinícola Garibaldi, participaram de uma imersão sobre gestão e valores cooperativos na quinta-feira (27). A 12ª edição do evento, ocorrido na Associação dos Motoristas de Garibaldi, promoveu sensação de pertencimento para, através da governança, facilitar o caminho para o contínuo desenvolvimento da qualidade dos produtos da marca.

As boas-vindas à reunião foram conduzidas pelo presidente da cooperativa, Oscar Ló, que atualizou as mulheres a respeito do desempenho da organização, discutiu desafios e alinhou estratégias para os próximos anos.

Ele também destacou a importância do cooperativismo e do engajamento dos cooperados para sustentar o crescimento do negócio. "É importante que quanto mais alinhados estivermos, mais o nosso negócio vai prosperar. Precisamos acompanhar de perto como está a cooperativa, como está hoje, como estava no ano passado e para onde está indo, por isso, é muito importante que a gente compartilhe essas informações. A transparência faz parte dos nossos valores", destacou Ló, que ainda abordou sobre investimentos, premiações e projetos de futuro da cooperativa.

Nesse sentido, um deles é voltado ao controle e à melhoria da qualidade das uvas destinadas à elaboração dos produtos, com foco especial nos espumantes. A iniciativa, que acompanha cada etapa da produção, desde o vinhedo até o recebimento das uvas, tem como objetivo garantir padrões elevados, segurança alimentar e regularidade no produto final. "O principal desafio é mantermos a qualidade que a gente tem nos nossos produtos", disse o gerente de assistência técnica, Evandro Bosa.

Todo esse trabalho sustenta o avanço da cooperativa em programas de certificação nacional e internacional. Neste ano, 49 propriedades serão certificadas pelo LocalGap, etapa que se soma ao histórico do Programa Alimento Seguro (Pas Uva), implantado desde 2014.

A ação no campo se conecta diretamente aos valores cooperativos. Por isso, o diretor-executivo, Alexandre Angonezi, destacou em sua fala a importância da governança como base no profissionalismo e da credibilidade. Para ele, seguir os princípios de governança, reforça o alinhamento da cooperativa ao seu propósito "promover a vida em harmonia". A prática, afirma, envolve pensar no bem de todas as partes interessadas, garantindo uso responsável dos recursos e transparência na gestão. "Governança é jeito de fazer as coisas e sempre pensando no coletivo", disse.

O conceito também está profundamente relacionado aos sete princípios do cooperativismo e ao ESG. Ele reforçou que governança não é uma teoria distante, mas uma prática cotidiana, fundamental para garantir transparência, equidade e sustentabilidade na gestão coletiva. "Somos uma cooperativa. Somos uma associação de pessoas. E a governança existe para garantir que todos sejam contemplados de forma justa".

O assunto foi reforçar e alinhado aos princípios e os valores do cooperativismo, pela gerente de controladoria, Elizabeth Rossi. Ela destacou como a governança e os princípios cooperativistas funcionam como pilares para a sustentabilidade e para o fortalecimento do negócio, reforçando que ambos os conceitos caminham juntos e orientam todas as decisões da organização, destacou a relevância da participação ativa do cooperado nos processos de governança, já que são donos do negócio. "Cada decisão que tomamos na cooperativa influencia diretamente o resultado de todos os cooperados", comentou.

Para estimular reflexão e participação, o grupo foi convidado a discutir como decisões tomadas nas propriedades podem afetar diretamente os resultados da cooperativa. "É fundamental a mulher participar desses encontros. Eles nos permitem acompanhar de perto o nosso negócio, trocar ideias com amigas e colegas, e também ter momentos de descontração e integração. Nossa família está ligada à cooperativa desde os meus avós, e hoje seguimos transmitindo esse compromisso para nossos filhos", disse Janete Casagrande, de Monte Belo do Sul. Maristela Fantin Panizzi, de Santa Tereza, também destacou a importância do evento. "É maravilhoso poder sair de casa, ter um momento só para nós. Esses encontros nos permitem divertir e conhecer melhor a cooperativa, da qual somos parte", reforçou.

As mulheres participantes ainda levaram ao encontro 160 quilos de alimentos não perecível, efetivando o compromisso social da cooperativa junto ao programa Dia C, uma iniciativa nacional do cooperativismo de ações voluntárias de impacto social e ambiental. A quantidade de alimento foi igualada em suco de uva pela cooperativa – 160 litros –, que distribuirá os donativos para a entidades de Garibaldi e Região. A mulheres ainda participaram de um almoço e show surpresa de Beto&Tobias.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: