Muitos estudos e pesquisas associam as propriedades nutritivas das uvas aos benefícios à saúde. Os sucos integrais, aqueles produzidos com 100% de uva e sem a adição de água ou de açúcar, concentram grandes quantidades de antioxidantes e de vitaminas, sendo um alimento capaz de atuar não apenas na prevenção de doenças como no auxílio ao aumento da imunidade.

O suco de uva é um poderoso remédio para o organismo. Suas propriedades, principalmente os antioxidantes, agem de modo a prevenir o câncer, por exemplo, e também doenças neurodegenerativas e inflamatórias.

Isso ocorre porque esses compostos são uma espécie de protetores das células, equilibrando a ação dos radicais livres. Essas moléculas oriundas de ações cotidianas como a metabolização dos alimentos, por exemplo, podem desencadear mutação nas células, o que pode levar à formação do câncer – os antioxidantes agem, justamente, para estabilizar os radicais livres.

Entre os principais antioxidantes da uva estão os polifenóis, sendo o resveratrol, talvez, o mais conhecido deles, mas não o único – a lista inclui, entre outros, a quercetina e a antocianina.

Estudos já indicaram que o resveratrol, presente principalmente na casca da uva, contribui para o bom funcionamento do coração. A substância é uma importante aliada no combate às doenças coronárias porque tem capacidade de manter as paredes dos vasos sanguíneos limpas, impedindo o acúmulo de gordura e afastando, assim, as chances do surgimento de doenças cardiovasculares. Além disso, contribui para diminuir o colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular a pressão arterial.

A quercetina, por sua vez, tem propriedades anti-inflamatórias e ainda antivirais, reduzindo o risco de contrair gripe, enquanto a antocianina pode contribuir para a morte de células de leucemia. O suco de uva branco também é um ótimo aliado da saúde. Embora tenha menos polifenóis do que nos tintos, eles atuam para aumentar o HDL, o nosso colesterol bom, contribuindo, assim, também para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.

Há vários outros polifenóis presentes no suco de uva, assim como no vinho tinto, e embora haja muito interesse individualmente em cada um deles, produtos como o suco ainda apresentam outras riquezas do fruto. Portanto, os benefícios à saúde não param por aí. Quem consome o suco integral, ou claro, a uva in natura, também está consumindo uma quantidade variada de vitaminas – do complexo B e C, por exemplo – e de importantes minerais, como o potássio e o ferro.

Por ser feito unicamente da fruta, o suco de uva integral tem potencializada suas propriedades, e um copo diário é suficiente para você reforçar seu organismo com mais proteção às suas células e aumentar sua imunidade.

É claro que tudo isso não suspende visitas regulares ao seu médico. O suco integral é apenas um produto natural que pode beneficiar muito sua saúde, principalmente se isso vier acompanhado de uma alimentação balanceada e da realização regular de exercícios.

 

Alguns benefícios: 

- Previne placas nas artérias

- Reduz o colesterol ruim (LDL)

- Aumenta o colesterol bom (HDL)

- Ajuda a reduzir a pressão arterial

- Melhora a cognição e a memória

- Auxilia no tratamento ao Parkinson

- Reduz o índice de massa corporal

- Reduz os danos dos radicais livres

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Cidade / UF:
Comentário: