Do trabalho no campo até o preenchimento das planilhas eletrônicas no computador, a assessoria oferecida pela Cooperativa Vinícola Garibaldi procura garantir amparo global para que seus associados sejam cada vez mais produtivos, eficientes e sustentáveis no exercício das atividades. Esse processo começa com a oferta de orientações sobre técnicas de manejo de solo e de cultivo de videiras e chega até o auxílio na organização para assuntos extracampo, fundamentais na condução e profissionalização dos negócios.

Exemplo disso é o curso Desenvolvimento da Propriedade Rural, formação de extensão "in company" (na empresa), que está qualificando mais de 40 produtores associados à Cooperativa Vinícola Garibaldi. Desde o início deste mês, eles estão participando das aulas ministradas pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) na sede da cooperativa. A grade curricular do curso tem oito módulos, oferecendo um espaço para troca de experiências e debates sobre avanços na área rural, com aulas que seguem até agosto.

Os alunos estudarão os conteúdos de Inovação na Propriedade Rural; Digitalização da Propriedade Rural; Gestão de Custos; Gestão Financeira da Propriedade; Planejamento e Gestão Estratégica; Sustentabilidade; Gestão de Riscos; e Plano de Trabalho. Em algumas das aulas, a Cooperativa Vinícola Garibaldi terá janelas para expor suas realidades quanto a planejamento estratégico, finanças e tecnologia.

Ao final do curso, os participantes terão condições de ampliar seus conhecimentos sobre práticas de gestão, de modo a agregar mais valor às propriedades. Isso porque os ensinamentos do curso colocarão os alunos em contato com novas tecnologias e práticas de gestão, além de oferecer uma nova visão frente aos desafios das transformações do mercado e de oportunizar a construção do processo de perpetuidade da propriedade rural dentro do núcleo familiar.

Todo enfoque do curso é direcionado à sustentabilidade dos negócios como forma, também, de manter a perenidade da cooperativa. O curso de Desenvolvimento da Propriedade Rural tem seus módulos relacionados ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), visando promover a adoção de boas práticas de gestão. "Esse movimento está claramente alinhado com o propósito da Cooperativa de promover a vida em harmonia, oportunizando condições e meios para que todos evoluam e cresçam conosco, gerando conhecimento que permitirá a melhoria contínua de produtos e processos e, consequentemente, alicerçará a continuidade sustentável do negócio", explica o Diretor Executivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Alexandre Angonezi.

Além dessa formação oferecida aos produtores associados, a Cooperativa Vinícola Garibaldi mantém um projeto voltado à profissionalização e à permanência dos jovens no campo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS). Ao lado de outras cooperativas, a vinícola cotiza alunos para o programa. Eles estão frequentando, na Cooperativa de trabalho dos profissionais liberais do Brasil (Cooplib), em Bento Gonçalves, aulas cujos conteúdos passam por assuntos como cooperativismo, cidadania, informática, além de disciplinas técnicas, como fruticultura, viticultura e crédito rural.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: