Marselan safra 2020 é o primeiro vinho da linha Garibaldi VG, até então constituída apenas de espumantes

A primeira vez que a variedade Marselan havia aparecido em um produto da Cooperativa Vinícola Garibaldi fora para compor, ao lado de outras castas, um produto especial. O ano era 2021, e a cepa de origem francesa contribuiu, com as uvas Tannat, Merlot e Ancelotta, para o corte de um vinho emblemático, o Garibaldi Reserva 90 Anos, elaborado em comemoração ao aniversário da cooperativa.

Agora, a uva Marselan protagoniza não só o primeiro lançamento da Vinícola Garibaldi em 2022 como um varietal 100% elaborado a partir dela com as uvas da emblemática safra 2020. A chegada do Garibaldi VG Marselan ao mercado ainda vem com o feito de adicionar, pela primeira vez, um vinho ao catálogo da linha premium Garibaldi VG, até então constituída apenas de espumantes.

O VG Marselan Safra 2020 é mais um representante dos vinhos da Cooperativa elaborados para compor linhas de maior complexidade. “É um vinho que tem grande estrutura, alta complexidade aromática e taninos muito macios, com bom potencial de envelhecimento”, avalia o enólogo chefe da vinícola, Ricardo Morari. A maturação completa das uvas e o método de elaboração conferiu ao vinho essas características. Parte do vinho ficou 10 meses maturando em barricas de carvalho, enquanto outra parte permaneceu em tanques de inox. “O objetivo de trabalhar a passagem por madeira somente em parte do vinho foi dar complexidade, com notas tostadas e mais evoluídas, e ao mesmo tempo preservas as notas de frutadas que a safra 2020 nos proporcionou. Não queríamos que a madeira se sobressaísse à fruta”, explica Morari.

Foi um desafio e ao mesmo tempo um prazer enorme elaborarmos esse vinho. Buscamos extrair das uvas o máximo do potencial que apresentaram, utilizando tecnologias e técnicas de vinificação que nos permitiram obter um vinho concentrado, elegante e intenso.

No visual, o Garibaldi VG Marselan apresenta coloração vermelho rubi intensa, e os aromas exibem, além de frutas maduras, notas tostadas que lembram café, especiarias e um leve toque mentolado. No paladar, percebe-se taninos macios e boa estrutura. Para harmonizar, a sugestão são carnes vermelhas grelhadas, queijos maturados e massas condimentadas.

O primeiro lote do novo vinho da cooperativa chega ao mercado com apenas 8,7 mil garrafas.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

3 Comentários

Um vinho modesto com paladar bem frutado. Parabéns ! Vou adquirir mais garrafas.
Lajeado RS
27/09/2022 20:05

Um excelente vinho. Com rabinos equilibrados e com adstringência leve. Recomendo

DERLEI APARECIDO CORTE
São Paulo
26/07/2022 20:30

Muito bom!!!! Equilibrado:: como gosto!!! Parabéns!!!

PAULA MALUF TEIXEIRA
Florianópolis
09/07/2022 14:12

Provei o vinho. Gostei muito. Taninos equilibrados. Bom corpo. Adstringencia e acidez leve. Desce redondo.

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: