Um doce feito à base de merengue, que tem o formato de bolo e o nome homenageia a bailarina russa Anna Pavlova, é uma excelente sobremesa. Ainda mais quando é fartamente decorado com frutas e saboreado juntamente com o premiado Espumante Garibaldi Moscatel, elaborado pela Cooperativa Vinícola Garibaldi. O rótulo foi eleito duas vezes o melhor do Cone Sul, no concurso chileno Catad'Or World Wine Awards, além de ser o produto campeão da marca na conquista de outorgas nacionais e internacionais. A bebida é ideal para combinada com uma sobremesa e realçar seus sabores.

Aprenda a fazer uma pavlova, aproveite as dicas de harmonização da Cooperativa Vinícola Garibaldi e impressione seus convidados.

 

INGREDIENTES

Para a massa:

- 4 claras em temperatura ambiente

- 300 gramas de açúcar refinado

- 6 gramas de amido de milho

- 2 colheres de suco de limão

 

Para o recheio:

- 350 gramas de creme de leite fresco gelado

- 1 colher de sopa de açúcar

- Morangos picados, mirtilo, e amoras a gosto

 

Modo de preparo da massa:

Primeiro, unte uma assadeira com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Depois, aqueça o forno a 140 graus. Coloque as claras na batedeira para misturar um pouco, adicione o açúcar em três partes. Bata aproximadamente por 10 minutos em velocidade média até formar um merengue bem firme. Em seguida, coloque o suco de limão e bata para misturar. Adicione o amido de milho e mexa delicadamente. O próximo passo é colocar na assadeira as bolas de merengue. A receita rende 6 pavlovas. Molde com a própria colher, elas devem ficar altas para secarem por fora e ficarem macias por dentro. Leve para assar por 40 minutos a 140 graus. Após, mantenha as pavlovas no forno desligado por 4 horas.

 

Recheio e montagem

Comece batendo o creme de leite fresco por três minutos na batedeira e leve para gelar até a hora de montar as pavlovas. Faça uma cavidade no centro das pavlovas, quebrando delicadamente. Então, coloque morangos picados e o creme de leite batido. Decore com morangos, mirtilo e amoras a gosto. Sirva as pavlovas acompanhadas pelo Espumante Garibaldi Moscatel.

 

Para harmonizar

Para bem harmonizar, é importante conhecer as características da bebida e entender por que motivos ela vai bem com determinado prato. O Espumante Garibaldi Moscatel apresenta equilíbrio, exibe propriedades aromáticas e qualidades em que a jovialidade e o frescor se pronunciam, recebendo valorização tanto de consumidores quanto de profissionais. "Esse moscatel tem por característica ser um produto adocicado, porém equilibrado. Há harmonia entre açúcares e acidez, tem leveza e aromas muito intensos e finos. O conjunto disso traz esse, e outros, reconhecimentos, o que nos deixa muito feliz e, certamente, é razão de orgulho para todos os associados e colaboradores", analisa o enólogo chefe da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari.

Elaborado pelo método Asti, o espumante apresenta coloração clara com reflexos esverdeados e aspecto brilhante, com ótima formação de perlage. No olfato, traz aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel e, no paladar, é suave e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Para harmonizar, a vinícola indica frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: