Uma das situações mais instigantes vivenciadas por quem frequenta um wine bar está em poder desfrutar de experiências enogastronômicas. O recém-inaugurado Garibaldi Wine Bar, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, proporciona aos visitantes exatamente a oportunidade de extrair, da combinação de vinhos, espumantes, comida e ambiente, uma experiência memorável.
O novo espaço da vinícola, anexo a seu Complexo Enoturístico, apresenta isso ao cliente de modo descomplicado. Uma das razões está em sua proposta em ser uma ponte entre o vinho e as pessoas, democratizando o acesso à bebida e tornando seu consumo mais aberto às sensações do que às regras.
Por isso, quem chega ao Garibaldi Wine Bar nem precisa se preocupar muito se o risoto ou a pizza que pedir vai combinar com a bebida que escolheu. "Quando pensamos neste espaço, primeiro voltamos os olhos ao nosso portfólio para, depois, pensar na gastronomia, diferentemente de um restaurante, que antes pensa no menu. Isso facilitou as combinações. Basicamente, tudo o que tem no nosso cardápio cai bem com os espumantes da linha Garibaldi", diz o gerente de Marketing e Enoturismo da vinícola, Maiquel Vignatti.
Algumas propostas no cardápio, no entanto, podem suscitar outras combinações, principalmente, as que envolvem os pratos quentes oferecidos pelo espaço. Como os risotos e as massas são sugeridos conforme o dia, aproveitando a sazonalidade dos ingredientes, os pratos são feitos com diferentes componentes, convidando a novas sensações. "Os risotos, por sua cremosidade, vão bem com um vinho branco ou espumante", diz Vignatti. As massas, por sua vez, podem variar mais. "Se for uma caprese, espumante vai muito bem. Se for com molho pomodoro, cai bem com um tinto da linha Garibaldi ou até mesmo o Marselan, da linha VG", sugere.
Os vinhos super premium da linha Acordes acompanham bem as tábuas de charcutaria, outro dos itens presentes no cardápio do Garibaldi Wine Bar. "São vinhos com mais madeira, que vão bem com queijos regionais e mais encorpados e com presuntos com bom tempo de cura", analisa. Mas o principal, segundo ele, é estar aberto às possibilidades que o bar oferece, sem se preocupar com regras de degustação ou harmonização. "Esse é um lugar ideal para quebrarmos alguns padrões, sem falar sobre regras de degustação. A ideia é aproveitar o espaço para descontrair com os amigos e curtir um bom vinho ou espumante sem se preocupar com determinações. Nossas comidas já estão direcionadas para o que tem na carta de vinhos", reforça Vignatti.
No wine bar, estão à disposição espumantes das linhas Garibaldi, como o premiadíssimo Moscatel e Garibaldi VG. Entre os vinhos, os consumidores encontram produtos das linhas Garibaldi, Garibaldi VG e Acordes. No cardápio de comidinhas, além de massas, risotos, pizzas e tábuas de charcutaria, há bruschettas e sobremesas, entre elas a trufa de espumante servida com uma taça da bebida.
O Garibaldi Wine Bar funciona de quarta a segunda-feira, junto ao Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi (Av. Independência, 845 – Garibaldi), das 17h às 23h, com exceção de sábados e domingos, quando o atendimento é das 15h às 23h e das 15h às 20h, respectivamente. Nas terças-feiras, o bar estará fechado.
sobre vinhos?
1 Comentário
Licínio Abreu Arregui
Boa idéia! Apresentação séria, direta e agradável!