O controle da pandemia do coronavírus recolocou a vida no prumo. Após um (longo) período de dois anos em que tudo se balizou pelo distanciamento social, agora a hora é de retomar algumas atividades que foram banidas a partir de março de 2020, quando eclodiu, mundialmente, a crise sanitária. Não são só as relações profissionais que voltaram. As atividades recreativas também, assim como as sociais. E elas encontram no Dia do Amigo, comemorado neste dia 20 de julho, as razões perfeitas para brindar – pela primeira vez, em dois anos, sem quaisquer restrições.

Estar na companhia dos amigos deixa as pessoas mais saudáveis – inclusive mentalmente. Manter relações sociais já é tão importante para isso quanto a prática regular de exercícios e a alimentação saudável. Relações próximas com amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho produzem o que tem sido chamado de efeito aldeia. O conceito é da psicóloga Susan Pinker e ajudaria as pessoas a viverem mais. Não é difícil perceber isso quando nos damos contas de que, como humanos, somos seres sociais por natureza. Necessitamos de trocas de afeto, de amizade, de estar em grupo.

As interações com outras pessoas condicionaram a evolução da humanidade ao longo dos tempos. Foi assim, em grupos, que se conseguiu vencer as adversidades de antigamente. E nem é preciso viajar à época do homem nas cavernas para entender isso. Basta olhar para a história da imigração italiana na Serra para enxergar como a interação humana foi capaz de criar prósperas comunidades.

Quem não se relaciona, atesta a psicologia, fica mais propenso a problemas como depressão, além de desenvolverem preconceitos, por exemplo. Agora, os laços sociais quebrados por conta da pandemia, têm chance de serem refeitos. Talvez até mais do que isso. Podem ser até melhorados nesses tempos de relações líquidas. Portanto, é hora de se reunir. Pode ser numa mesa de bar, num jantar em casa, num happy hour ou até mesmo num convescote. Mas é preciso comemorar, e a relação comida e bebida é um dos melhores motivos para erguer um brinde aos amigos.

Aliás, você sabe o que continha os recipientes que os povos antigos costumavam brindar? Vinho. É difícil estabelecer quem, de fato, instituiu o brinde. Uns dizem serem os fenícios, outros os gregos. E há os que garantem serem os romanos.

É um tanto nebuloso também o pedaço da história sobre as origens do tilintar das taças. O mais aceito é que o brinde nasceu como uma forma de saudar os deuses dos povos antigos, com as taças sendo erguidas em direção ao alto. O ato está atrelado, também, ao selamento de acordos que impunham fim a guerras. O vencedor, ao dar o primeiro gole, demonstrava ao adversário que a bebida não estava batizada. Teria vindo daí o acréscimo da expressão “saúde” ao ato de tocar as taças, como garantia da pureza da bebida que estava sendo comungada em grupo, confirmando que ninguém seria envenenado – uma prática um tanto comum à época para dar cabo de inimigos.

Como os tempos são outros, o significado dos brindes tilinta, hoje, com desejos de alegria, paz, saúde, amizade e prosperidade. Seja com vinho, seja com espumante – afinal ela é a bebida das celebrações –, vale aproveitar a oportunidade reunir seus amigos, abraçá-los e dizer o quanto eles fazem a vida melhor. Depois, é só completar a taça com a sua bebida preferida e desejar boas vibrações. Antes do tim-tim, veja algumas opções para preencher as taças para depois sim erguê-las em homenagem aos reencontros.

🥂Espumante Garibaldi Moscatel

A vida fica mais doce quanto estamos na companhia de quem gostamos. Então, o espumante Garibaldi Moscatel cai muito bem, seja para recepcionar seus amigos juntamente com um queijinho ou patê, seja durante aquele sorvete ou fruta em calda da sobremesa. Brindar com um espumante duas vezes eleito o melhor do Cone Sul pelo concurso Catad’Or World Wine Awards é a certeza de oferecer o que seus amigos merecem: o melhor.

 

🥂Espumante Garibaldi Prosecco

As amizades precisam ser leves, assim como entrega o paladar desse espumante. Esse Brut é delicado e cremoso, com uma acidez equilibrada e refrescante que promete deixar todos em sintonia na hora de celebrar a alegria de estarem juntos.

 

🍷Garibaldi Merlot Reserva

Longas amizades trazem a complexidade dos tempos à tona, porque estão à prova de todos tipos de adversidades. É o tipo de amizade que exibe a serenidade conquistada através dos anos. Por isso, amigos assim merecem a suavidade de vinhos com taninos macios, com sensação aveludada no paladar, como a que esse Merlot entrega.

 

🥂Relax

Quem é amigo se entrega a qualquer aventura porque sabe que está amparado naquele que nunca vai te deixar na mão. Ele sabe que a qualquer momento o trivial pode virar singular. Amizades assim gostam de inovação, e o Relax oportuniza isso porque é múltiplo. É um pouco vinho, um pouco espumante. E sempre jovial, como aquelas amizades que nascem repentinamente e que, sabemos, serão duradouras porque é desprovida de apego.

 

 

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Cidade / UF:
Comentário: