O camarão não é apenas um dos frutos do mar mais apreciados do mundo. Também é um dos mais versáteis ingredientes da culinária, podendo estar presente em massas, risotos, pizzas, pastéis e mais onde sua criatividade permitir.

Aqui, ele faz as vezes de estrela principal, recebendo toda notoriedade que merece. E, sendo nobre, nada melhor do que ser preparado acompanhado de outro produto da realeza, francesa no caso, o espumante. Nesta receita, o camarão é preparado com outros acompanhamentos e servidos com um molho especial feito com o espumante Garibaldi Chardonnay.

O premiado produto da Cooperativa Vinícola Garibaldi, já eleito na própria França como o melhor espumante brasileiro no concurso Citadelles du Vin, é utilizado no preparo com creme de leite fresco e se transforma num líquido de sabor único para ser regado sobre os camarões.

Claro que a harmonização ideal para esse prato só poderia ser com o próprio espumante que empresta especial toque de sabor ao prato. Elaborado pelo método Charmat, o Garibaldi Chardonnay apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, aspecto brilhante e ótima formação de perlage. No olfato, destacam-se os aromas com notas de abacaxi, maçã e um toque de pão tostado. Já em boca, é estruturado e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Um ilustre produto, portanto, para combinar com outro.

 

Camarão ao Molho de espumante Garibaldi Chardonnay

Ingredientes

8 camarões limpos GG

1 rama de tomate

½ xícara de creme de leite fresco

½ cebola roxa

3 talos de cebolinha

3 dentes de alho

1 limão

3 colheres de azeite de oliva

1 colher de manteiga

½ taça espumante Garibaldi chardonnay

Sal a gosto

Passo a passo

Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e aqueça. Acrescente meia colher de manteiga. Adicione dois dentes de alho descascado e picado e a cebola cortada na metade e depois novamente nas metades (solte ela como pétalas). Doure levemente e acrescente a rama de tomate. Tempere com sal.  Faça espaço na frigideira para acomodar os camarões. É importante que todos tenham contato com o fundo da panela. Deixe dourar por cerca de 3 minutos. Vire-os e repita o procedimento. Retire da frigideira e reserve tudo (o tomate precisa estar levemente murchado).

Em outra panela, comece o molho. Coloque o restante da manteiga e do alho e deixe dourar um pouco. Despeje o creme de leite fresco e a taça de espumante. Misture até virar um molho homogêneo e, enquanto isso, coloque novamente os produtos reservados na frigideira para aquecer um pouco. Acomode os camarões, o tomate e a cebola num prato e salpique a cebolinha. Despeje o molho sobre os camarões e sirva.

 

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: