Epicentro da produção de vinhos do país, a Serra gaúcha concentra as principais vinícolas nacionais e, por isso, também a oferta das melhores experiências enoturísticas do Brasil. Garibaldi, capital nacional do espumante, guarda algumas delas, das quais muitas se encontram no recém-requalificado complexo enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Uma boa forma de se ambientar com a cultura da uva e do vinho, principal identidade do município localizado a cerca de 110 quilômetros de Porto Alegre, é conhecer um pouco de como tudo isso começou na própria vinícola. Herança direta dos imigrantes italianos que desbravaram a região, a produção de uvas e a elaboração de vinhos está bem presente no roteiro "Uma História para Degustar".

O passeio guiado coloca o visitante direto em contato com equipamentos utilizados na produção de vinhos de outrora, oferecendo um panorama histórico da própria vitivinicultura brasileira. Ao mesmo tempo, isso ajuda a entender a história também da cooperativa, fundada em 1931 por maioria de imigrantes italianos e seus descendentes. Essa história acaba sendo degustada numa das salas temáticas das quatro estações, cuja influência sobre os vinhedos é um dos motes da atração, por meio da apreciação de espumantes, vinhos e sucos da marca.

Mais nova opção a ingressar na casa, o "Taça & Prosa" é um convite para desvendar o mundo dos espumantes por meio de uma harmonização comentada, saboreando delícias ao gosto de cinco rótulos da marca. Já o "Taça & Trufa" propõe a harmonização de diferentes vinhos e espumantes com trufas artesanais de chocolate de distintos sabores. O "Desperte seus Sentidos" explora sensações ao propor uma degustação às cegas de produtos premium. Vendados, numa antiga pipa de madeira, os visitantes exploram o paladar e o olfato para descobrir nuances de diferentes produtos. Para uma melhor experiência com os roteiros, sugere-se agendamento prévio pelo WhatsApp (54) 9.9196.5577.

A visita à vinícola é um estímulo, também, para descobrir os vários atrativos da cidade. Pertinho ao setor de recebimento de uvas da cooperativa fica a antiga estação férrea, ponto de parada da Maria Fumaça, o trem que percorre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, oferecendo degustação de vinho, espumante, suco de uva. No centro histórico, fica outro ponto emblemático. A Rua Buarque de Macedo promove um passeio a outros tempos, com seu conjunto arquitetônico de casarios de fins do século 19 e início do século 20 preservados. Ali também ocorre um dos mais concorridos eventos que celebra a enogastronomia da cidade, o Garibaldi Vintage, em clima nostálgico de valorização de décadas passadas, com edições em março e novembro.

Já a Festa do Espumante Brasileiro, a Fenachamp, brinda o principal produto a cada dois anos – a próxima ocorre de 02 a 26 outubro deste ano – no Parque da Fenachamp. Quem não quer esperar pode desfrutar da Rota dos Espumantes, um circuito de visita por mais 20 vinícolas da cidade que elaboram o vinho borbulhante. E que tal combinar isso com a rica gastronomia da Serra? Garibaldi tem, também, a Estrada do Sabor, um caminho que serpenteia o interior com restaurantes de sabores familiares. Uma forma e tanto de harmonizar rótulos consagrados e gastronomia autêntica.

 

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: