A busca por vinhos mais jovens e leves tem feito a procura por rosés crescer ano a ano no país. No ano passado, esse vinho que se destaca pela sedutora cor rosada teve um incremento de 35% no consumo no Brasil, segundo a empresa de inteligência de mercado Ideal Consulting.

Quem também tem experimentado o êxito em apostar em bebidas com esse perfil é a Cooperativa Vinícola Garibaldi, que apresenta agora uma versão rotulada com a icônica marca Granja União. Elaborado 100% com uvas Merlot, o varietal chega ao mercado cerca de oito meses depois do estrondoso sucesso de vendas obtido pelo rosé da linha Relax, eleito o melhor do país na 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil e cujo estoque se esgotou em pouco mais de um mês.

O Granja União Merlot Rosé é um vinho fresco e com aromas intensos de frutas vermelhas, qualidades obtidas através dos taninos mais leves e macios proporcionados pela uva Merlot. Por essa leveza, é ideal para ser consumido de forma descompromissada, em qualquer lugar e a qualquer hora, harmonizando bem com canapés e pratos leves.

Mas, como diz o enólogo chefe da cooperativa, Ricardo Morari, essa não deve ser uma preocupação na hora de abrir a garrafa. “É um vinho descomplicado que não necessariamente exige harmonização para ser consumido”, avalia. Ao elaborá-lo, Morari buscou proporcionar ao consumidor a delicadeza e o frescor necessários a um bom rosé. Isso pode ser percebido na aparência da bebida, uma cor levemente rosada e de boa vivacidade, obtida pelo cuidado na maceração com as cascas. “Fizemos isso sem a extração de taninos excessivos que poderiam tirar a leveza e a delicadeza desse vinho”, observa o enólogo.

O novo rosé da casa foi mantido a uma temperatura de fermentação controlada, buscando aromas finos e intensos. Após a fermentação, o vinho permaneceu em tanque refrigerado até o engarrafamento, a fim de preservar seu frescor e jovialidade. “Seus aromas são intensos, lembrando frutas vermelhas com um leve toque floral. Em boca é fresco, com acidez marcante, mas equilibrada”, analisa o especialista.

O rosé com o rótulo da Granja União, primeira marca a elaborar vinhos varietais no Brasil, é mais um movimento da cooperativa para incrementar sua participação no mercado desse vinho. Um produto, aliás, que traz ótimas recordações recentes para a casa. Além do sucesso de público e de crítica com a linha Relax, a cooperativa foi a primeira vinícola brasileira a lançar um Prosecco Rosé, em 2019. E o Espumante Garibaldi Prosecco Rosé de cara protagonizou um efeito: estampar o 5StarWines – The Book 2021, o guia internacional da Vinitaly, maior feira de vinhos da Itália, ao atingir 90 pontos na avaliação dos degustadores.

O Granja União Rosé chega às gôndolas dos principais supermercados do Brasil a partir de maio com preço sugerido a partir de R$ 25,90 para o Rio Grande do Sul e de R$ 32,90 para São Paulo e demais regiões.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: