Os dois produtos especiais desenvolvidos pela Cooperativa Vinícola Garibaldi para celebrar seus 90 anos chegaram ao mercado brasileiro, após as 420 famílias associadas da casa terem acesso, em primeira mão, aos rótulos comemorativos. Tanto o vinho Garibaldi Reserva 90 Anos quanto o espumante Garibaldi 90 Anos Extra-Brut estão sendo comercializados no varejo da vinícola e começam, na próxima semana, a chegar a Estados como Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Ambos os rótulos vão abastecer, além de lojas virtuais, casas especializadas do ramo e restaurantes premium do país.
O vinho elaborado para a simbólica ocasião é um assemblage derivado de um blend de quatro variedades, sendo a uva predominante a Tannat (60%). Merlot (20%) e Marselan e Ancellotta (ambas com 10% cada) compõem o restante desse nobre líquido, o primeiro vinho nobre da cooperativa – mais de 14,1% de álcool natural.
Chegar às proporções ideais na elaboração desse vinho especial exigiu diversos testes em busca de seu equilíbrio, conforme lembra o enólogo da vinícola, Ricardo Morari. As uvas foram vinificadas separadamente, a partir dos melhores vinhedos e das variedades que melhor se adaptaram ao terroir. “A ideia de trabalhar um assemblage e não um varietal, foi buscar maior complexidade, tanto de aromas como de estrutura, mesclando as características de cada uma das uvas que entrou na composição do vinho final”, conta o profissional.
Já o espumante Garibaldi 90 Anos Extra-Brut foi elaborado com uvas Chardonnay (85%) e Pinot Noir (15%) pelo método Charmat Longo, no qual a segunda fermentação (ou Tomada de Espuma) foi realizada em autoclaves, permanecendo em autólise (contato do espumante com as leveduras) por 18 meses. Apenas 3 mil garrafas de cada rótulo, ambos com 750ml, foram elaboradas pela marca. O preço sugerido para a venda é de R$ 129,00.
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