Amor de mãe não se compara, não é? Por isso, a Cooperativa Vinícola Garibaldi foi buscar os conhecimentos gastronômicos de uma chef matriarca amorosa para deixar o Dia das Mães, além de carinhoso, muito saboroso.

Dona Odete Bettú Lazzari, 71 anos, é mãe de quatro filhas e dirige o conhecido restaurante Osteria Della Colombina, no interior de Garibaldi. O lugar é referência na Serra gaúcha por servir pratos típicos regionais de maneira original e com afeto: o restaurante fica no porão da residência dos Bettú e, ao final das refeições, os comensais são brindados com colombinas, um pãozinho em formato de pombinha.

Esse carinho dispensado aos clientes é o mesmo que dona Odete dedicou às filhas Rosângela, Raquel, Roselaine e Raíssa, todas envolvidas com o restaurante. Viúva aos 47 anos, ela precisou criar sozinha as meninas e administrar uma propriedade de 13 hectares. Em 2001, depois de apostar no turismo rural alguns anos antes, abriu a osteria servindo pratos com gastronomia afetiva. No caso, um afeto que vem estimulado há gerações. Algo que está, de certa forma, ensinado nos cadernos de receitas da mãe de dona Odete, guardados há anos por ela.

Para esse Dia das Mães, ela sugere um cardápio completo. O prato principal é a tradicional “suca con el pien”, ou abóbora recheada, na tradução do talian. Para a sobremesa, uma receita retirada especialmente dos cadernos da mãe de dona Odete: pudim de laranja.

Em vídeo, Dona Odete explica o passo a passo das receitas. Para deixar o prato principal do jeitinho dela, a cozinheira não se furta em ensinar segredos repassados por sua mãe. “Para um bom recheio, ela me ensinou, precisa duas porções de pão ralado e uma de queijo parmesão ralado”, diz, emendando: “o segredo do recheio é a noz-moscada”, entrega.

Para saber como fazer sua casa se transformar, ainda que por um dia, na Osteria Della Colombina, basta seguir as receitas abaixo ao pé da letra. E para não errar na harmonização, a Cooperativa Vinícola Garibaldi sugere o espumante Garibaldi Pinot Noir, por sua intensidade de sabor, para o prato principal, e o Moscatel Garibaldi, com seu teor de açúcares residual mais elevado, para acompanhar a sobremesa. E, claro, a garotada pode participar dessa comemoração afetiva com o saudável suco de uva integral da cooperativa. O brinde e o afeto estão garantidos!

 

"La Suca Con el Pien" ou Abóbora Recheado com o Pien

🍽 Ingredientes:

½ kg de carne de gado moída

½ kg de carne de frango (coxa e sobrecoxa)

3 xícaras de pão ralado (pão dormido)

2 xícaras de queijo parmesão ralado

1 colher (café) de noz moscasda ralada bem fina

3 ovos inteiros

4 colheres (sopa) banha

1 abóbora cabotiá de 1,5kg

6 cravos da índia

Salsa, cebola, sal e pimenta a gosto]

 

🍽 Modo de preparo do Pien:

  1. Numa panela, refogar a cebola na banha e cozinhar a carne moída, adicionando os condimentos, até ficar bem soltinha. Ir adicionando pequenas quantidades de água para a carne não grudar na panela. Fazer o mesmo processo com o frango, separadamente. Cozinhar bem e moer o frango.
  2. Colocar as carnes num recipiente para deixar amornar.
  3. Misturar as carnes, o pão, os ovos levemente batidos com um pouco de sal. Por fim, adicionar o queijo, a noz-moscada e a salsa picada. Amassar com as mãos até que a massa fique bem homogênea e firme. Dependendo do tamanho dos ovos, às vezes se faz necessário adicionar um pouquinho de água morna para que a massa fique na devida consistência.

 

🍽 Modo de preparo da Abóbora Recheada com o Pien:

  1. Lave bem a abóbora, depois faça quatro cortes na parte do cabo da abóbora, retire o quadrado, e com auxílio de uma colher retire todas as sementes e raspe bem o interior dela, deixando-o bem liso.
  2. Após, coloque o pien, preenchendo totalmente o interior da abóbora. Tampe a abóbora com o quadrado/tampa que foi retirado, e a amarre a abóbora circundando-a várias vezes com uma linha de crochê, e faça um nó.
  3. Leve ao fogo uma panela, coloque 2 colheres de sopa de banha bem cheias. Coloque a abóbora, uma colher de sopa de sal por cima dela e uma cebola grande em vários pedaços, além de umas ramas de salsa (não picadas) e 6 cravos-da-índia distribuídos por cima da abóbora. Caso prefira, adicione um dente de alho.
  4. Com fogo baixo, vire a abóbora seguidamente e não a deixe secar, acrescentando um pouco de água. A panela deverá estar sempre bem tampada, para o vapor ajudar no cozimento. Este cozimento leva em torno de 2h. A abóbora deve ficar levemente macia.

 

“Pudim de laranja”

🍽 Ingredientes

4 ovos

8 colheres (sopa) de açúcar

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

Suco de duas laranjas

2 xícaras (chá) de leite

 

🍽 Modo de fazer

  1. Bata bem os ovos. Após, coloque o açúcar e mexa bem para dissolver.
  2. Após, ainda mexendo, incorpore a farinha de trigo.
  3. Siga mexendo e despeje o suco de laranja.
  4. Por fim, coloque o leite e mexa. Reserve.
  5. Coloque um pouco de açúcar para caramelar uma fôrma de pudim.
  6. Feito esse processo, despeje o líquido reservado na fôrma.
  7. Cozinhe em banho-maria por cerca de 30 a 35 minutos.

 

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Cidade / UF:
Comentário: