Diversificar o público consumidor de vinho sempre foi – e ainda é – um desafio para as vinícolas. Aos poucos, a adoção de formas descomplicadas para aproximar uma parcela mais jovem desse mercado, principalmente os millennials, tem surtido um efeito positivo.

A fórmula adotada pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, foi se comunicar na mesma linguagem desse público, ou seja, de forma digital. Mas essa é apenas uma das estratégias. Outras incluem apresentar um produto mais afeito à jovialidade, com forte ligação as tendências do mundo fashion e boa presença no Ponto de Venda físico e digital. E, neste contexto, um vinho não só com aparência, mas também com paladar mais leve e floral.

É o caso do Relax, um sucesso de vendas da cooperativa. Revitalizada em agosto de 2020, a bebida passou por um processo de rebranding para ganhar uma nova identidade, cumprindo mais um expediente para se aproximar dos millennials ao apresentar um rótulo esteticamente atraente e instagramável – um atributo importante para essa turma que praticamente nasceu conectada e conjugando no presente os verbos postar e compartilhar.

O Relax é um vinho com um quê de espumante. Classificado como um frisante, possui leve perlage e seduz pelas cores rosácea, em sua versão Rosé (Suave), e amarelo esverdeada, em sua opção Branco Demi Sec. O rótulo traz detalhes florais e segue os mesmos tons das bebidas. “O Relax é uma bebida alegre, descompromissada, pois não há protocolos para ser apreciada. A regra é não ter regra”, diz o gerente de Marketing da vinícola, Maiquel Vignatti.

Esse é um dos apelos mais significativos do reposicionamento estratégico pelo qual a bebida passou. A nova apresentação visual ajudou a consolidar as vendas do Relax, tornando-o um dos produtos “queridinhos” da cooperativa entre os millennials. A bebida praticamente se esgotou no mês seguinte a seu lançamento e apresentou uma performance de 140% de crescimento em relação a sua antiga embalagem no comparativo 2019/2020, o que fez a Cooperativa projetar a venda de meio milhão de garrafas de Relax para 2021. Um êxito, aliás, que saiu das prateleiras para os concursos – o Relax foi eleito o melhor vinho rosé do Brasil na 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil.

 

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