Vinhos da Linha Vero são novidade da Cooperativa Vinícola Garibaldi - Crédito: PhilogusVinhos da Linha Vero são novidade da Cooperativa Vinícola Garibaldi - Crédito: Philogus

Climas mais quentes pedem vinhos mais leves, e a Cooperativa Vinícola Garibaldi prepara a chegada de dois novos produtos com esse perfil para abastecer, especialmente, o mercado da metade norte brasileira. Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste são o alvo da vez com os inéditos vinhos Vero Riesling e Vero Merlot que, ao mesmo tempo, diversificam pela primeira vez a linha Vero, até então composta apenas por espumantes. 

Os novos rótulos chegam exalando jovialidade e frescor, representados por duas castas altamente adaptadas ao terroir da Serra Gaúcha. Ambos se caracterizam por serem vinhos bem frutados e leves, com baixo teor alcoólico, o que facilita o consumo. "São descomplicados, fáceis de beber, para o dia a dia, sendo ideais tanto para o público que está iniciando no mundo do vinho quanto para aquele que tem o hábito de consumo mais regular", diz o enólogo da cooperativa Ricardo Morari, abordando o perfil dos produtos da linha Vero.

Essas especificidades também contribuem para o consumo desses vinhos nas regiões mais quentes do país. De acordo com Morari, tais bebidas permitem uma degustação que não seja, necessariamente, à temperatura ambiente, com os vinhos podendo ser refrigerados. "Regiões de climas quentes pedem vinhos menos concentrados e menos alcoólicos, mais frescos e frutados, com intensidade de fruta fresca, como é o caso dos vinhos da linha Vero", destaca o enólogo.

Uma das primeiras uvas finas a serem introduzidas no Brasil, a Riesling teve boa adaptação na Serra Gaúcha onde é colhida a matéria-prima para sua vinificação. O Vero Riesling tem coloração amarelo-palha e reflexos esverdeados, com olfato de notas de flor de laranjeira e um toque de frutas cítricas. Em boca, apresenta paladar leve e delicado, com acidez equilibrada e um toque mineral. A ausência de contato com carvalho garante a integridade do caráter varietal, evidenciando um vinho límpido, direto e moderno – fiel à sua origem e à filosofia de autenticidade da linha Vero. Para harmonizar, a Garibaldi indica canapés, saladas, peixes crus ou cozidos, aves, queijos, risotos e massas com molhos leves.

Já a Merlot, uma das variedades mais identificadas com o terroir da Serra Gaúcha, permite amplo espectro produtivo. No caso do Vero Merlot, sua elaboração passa por um processo chamado termovinificação. As uvas são aquecidas e expostas ao vácuo posteriormente, de modo a extrair cor e aroma de forma rápida. Esse vinho maturou por três meses em tanque de inox, em contato com cubos de carvalho, agregando notas tostadas ao frutado característico da termovinificação. De cor rubi intensa, apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, como cereja e ameixa, acompanhadas por um toque levemente tostado. No paladar, revela taninos macios e equilibrados, corpo médio e excelente frescor, resultando em um vinho elegante e fácil de apreciar. Sua harmonização é indicada com carnes vermelhas, risotos e massas com molhos estruturados, bem como queijos e embutidos. Os produtos estão disponíveis a partir de R$ 22,00 a unidade.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: