Cooperativa Vinícola Garibaldi teve amostras selecionadas na Avaliação Nacional de Vinhos 2025 - Crédito: Jeferson SoldiEm um encontro para celebrar o vinho brasileiro, a Cooperativa Vinícola Garibaldi brindou a classificação de sete amostras entre as 30% mais representativas da safra 2025, na Avaliação Nacional de Vinhos. O evento ocorreu em Bento Gonçalves, no dia 25 de outubro, no Parque de Eventos. Entre as amostras selecionadas estão as variedades Chardonnay (vinho base para espumante); Sauvignon Blanc (vinho branco aromático); Chardonnay (vinho branco não aromático); Merlot (vinho rosé) e Pinot Noir (vinho rosé), reforçando ainda mais o alto nível de qualidade alcançado pela Cooperativa nos diferentes estilos de vinho.
A ANV se caracteriza por não ser um concurso competitivo, mas um espaço avaliativo da produção nacional, exibindo todo o potencial e o futuro do vinho brasileiro. Nesta edição, a maior da história, 533 amostras de 76 vinícolas de nove estados brasileiros – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – participaram do evento.
A análise sensorial das amostras, às cegas, foi conduzida por um júri formado por 90 Enólogos, durante a Degustação de Seleção, ocorrida em setembro. É dessa etapa do processo que saem os 30% mais representativos em cada categoria e, entre esses, os 16 selecionados para serem apresentados ao público durante o grande encontro. Neste ano, cerca de 800 apreciadores participaram desse momento de degustação, conduzidos por um painel de comentaristas do Brasil, da África do Sul, do Chile, da Espanha, da Itália, do México, de Portugal e do Uruguai. A ANV é realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e chegou, este ano, em sua 33ª edição.
sobre vinhos?

Vinícola Garibaldi
Somos o time de conteúdo da Vinícola Garibaldi! Somos apaixonados pela vida, pela Serra Gaúcha e, claro - por espumante ;)

Deixe o seu comentário sobre a postagem: