Data que revela amor e admiração, o Dia dos Pais sempre é um convite para revisitar os vínculos fraternais que unem pais e filhos. Simbolizar todo esse afeto passa por gestos que revelem respeito, carinho e estima – muitas vezes representados pela entrega de um presente.
Nesse caso, o vinho é um dos mimos que condensam as preferências de muitos papais por aí, ao reunir prazeres que estão associados ao compartilhamento de momentos singulares vividos em família. A Cooperativa Vinícola Garibaldi possui um amplo portfólio que evidencia tal proposta, tendo nos produtos premium da linha VG uma forma de evidenciar o apreço pelos genitores. Esses produtos se caracterizam por terem processos de elaboração mais longos, resultando em bebidas que apresentam aromas e sabores mais complexos.
Nos últimos anos, a cooperativa tem ampliado a família VG com a adição de vinhos a esse catálogo, que até 2021 era composta apenas de espumantes – no caso, o Garibaldi VG Extra Brut e o Garibaldi VG Brut Rosé. Em 2022, foi lançado o primeiro vinho, o Garibaldi VG Marselan. Na sequência, vieram o Garibaldi VG Ancelotta e o Garibaldi VG Alvarinho, em 2023. Nesse mesmo ano, um novo espumante também foi ingressado à linha VG, o primeiro Nature da marca, o Garibaldi VG Blanc de Blanc. Agora, em 2024, mais um lançamento: o Garibaldi VG Tannat.
Embora cada um desses produtos tenha características particulares, o processo de elaboração deles guarda semelhanças. No caso dos vinhos tintos, todos têm colheita manual, com seleção de cachos no vinhedo e fermentação malolática – para suavizar a acidez – realizada em tanques de aço inox. Ali, o fermentado permanece por 10 meses em contato com carvalho alternativo francês e americanos (aduelas). Porém, no caso do Alvarinho, único vinho branco da família VG, o processo difere. O vinho dessa casta portuguesa passa por um processo de clarificação do mosto, com fermentação em tanques de inox, com controle de temperatura e uso de leveduras selecionadas. Seu amadurecimento e afinamento se dá nesse mesmo recipiente, permanecendo em contato com carvalho alternativo por quatro meses.
No caso dos espumantes, os três dessa linhagem de produtos são elaborados pelo método Charmat Longo. Nesse processo, a segunda fermentação ocorre em tanques de aço inox, porém por um período maior do que o Charmat convencional. Nos espumantes VG da cooperativa, esse tempo é de um ano, enriquecendo de aromas a bebida e fazendo com que ganha textura, corpo e cremosidade, por exemplo.
Os produtos trazem diferentes nuances. Você pode, no caso de presentear com vinho tinto, optar pelo Marselan e seus aromas que remetem a frutas maduras, notas tostadas lembrando café, especiarias e toque mentolado, com taninos macios. No Ancelotta, se encontram aromas de frutas negras como mirtilo e ameixa, com notas tostadas e de especiarias, com taninos firmes. Os mesmos taninos firmes estão no Tannat, que traz aromas de especiarias, couro e notas tostadas. Se sua escolha for pelo Alvarinho, seu pai terá contato com um vinho de aromas intensos de frutas maduras como damasco, pêssego e nectarina, além de nuances florais e sutil toque tostado, e boa acidez.
Entre os espumantes, todos medalhados em concursos internacionais, eles trazem como característica uma bebida com baixo açúcar residual. O que menos possui é o Nature, produzido 100% com uvas Chardonnay: apenas 2,5 gramas por litro (g/L). A bebida traz notas frescas mescladas com toques tostados, mel, damasco e amêndoas. Já o Extra Brut, com 6 g/L, é elaborado com Chardonnay e Pinot Noir e apresenta notas de abacaxi e baunilha e um delicado toque de pão tostado. A opção Brut Rosé, com 12g/L, tem as mesmas uvas na composição, porém, traz aromas de framboesa e morango, com notas de pão tostado e frutas secas. Vinhos ou espumantes, os produtos VG carregam sofisticação e são, assim como nossos pais, especiais.
sobre vinhos?
Vinícola Garibaldi
Somos o time de conteúdo da Vinícola Garibaldi! Somos apaixonados pela vida, pela Serra Gaúcha e, claro - por espumante ;)
Deixe o seu comentário sobre a postagem: