A marca teve seus produtos elencados em quatro das seis categorias do evento promovido pela Associação Brasileira de Enologia. Dois vinhos Chardonnay foram selecionados dentro do nicho Vinho Base para Espumante. Entre os Brancos Não Aromáticos, foram classificados o Riesling Itálico (Granja União) e o Chardonnay (Garibaldi). Na categoria Vinhos Rosés Finos Secos, entraram o Pinot Noir (Garibaldi) e o Merlot Rosé (Granja União) e, na Vinhos Tintos Finos Secos Jovens, quem marcou presença foi o Merlot (Granja União).

"Colocamos sete vinhos entre os 30% mais representativos, sendo dois deles vinhos base para espumante, da variedade chardonnay . Esses são vinhos não comerciais e que serão utilizados para a elaboração de espumantes. Entre suas principais características positivas estão a questão aromática: são aromas finos, elegantes, não muito intensos, porque em uma base para espumante os aromas precisam mesmo ser delicados", explica o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari.

 

Sobre a avaliação

A Avaliação Nacional de Vinhos recebeu a inscrição de 406 amostras de 56 vinícolas brasileiras – apenas 154 delas, de 35 empresas, acabaram fazendo parte dos produtos mais representativos. Elas foram selecionadas em setembro, quando 72 enólogos fizeram, em Bento Gonçalves, a análise sensorial dos vinhos, seguindo as normas internacionais da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Cada amostra tem um código de identificação conforme ficha de inscrição, e é esse número que cada enólogo recebe no momento da degustação.

Foi o resultado desse trabalho, tido como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, que veio a público sábado, com a prova das 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas da safra deste ano. Mais de 3 mil apreciadores em todo o Brasil, além de 180 pessoas, entre comentaristas, patrocinadores e enólogos, no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, degustaram as amostras simultaneamente. Cada uma delas foi comentada por um convidado, que compartilhava a experiência ao vivo pelo canal da ABE no YouTube com o público, especialmente com aquele que adquiriu os kits com as 16 amostras.

Ao todo, 11.200 garrafas de 187 ml – 700 de cada uma das 16 amostras – foram abertas nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

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