A fé, ao lado do trabalho, e o vinho como um contraponto para os dias difíceis, formaram o tripé para muitos deles suplantarem dificuldades.

Essa força espiritual também foi determinante na construção da Cooperativa Vinícola Garibaldi. E até hoje segue sendo uma característica muito presente no dia a dia das famílias associadas, com datas importantes do catolicismo sendo vivenciadas como reza a tradição.

A Páscoa é uma das principais delas. São em ocasiões como essas que se observam na prática o propósito da cooperativa, o de viver a vida em harmonia, com a aplicação dos valores dos associados em atividades do bem e que gerem o bem.

Todo simbolismo da ressurreição de Cristo que a data traz ganha um significado mais do que especial, ainda mais numa época como a atual. “Para mim, a ressurreição de Cristo é a ressureição das coisas boas para a vida da gente”, diz Lorena Fachinelli, esposa de Ângelo Fachinelli, associado há 38 anos à cooperativa.

É um sentimento parecido com o de Maristela Fantin Panizzi. “É um tempo de fé, de esperança num tempo novo”, comenta ela, cujo marido faz parte do quadro de sócios da vinícola há 28 anos. Ambas vivem, respectivamente, no interior de Garibaldi e de Santa Tereza, e participam ativamente das atividades da Semana Santa em suas comunidades.

Em Marcorama, Lorena costuma presenciar toda a programação com ao lado da família. Mas com a pandemia, que já inviabilizou as atividades no ano passado e novamente deve impedir as celebrações deste ano, pretende celebrar a data com poucos familiares, com um almoço no Domingo de Páscoa. É a mesma situação de Maristela. Atuante nos ritos litúrgicos, ela é ministra da Eucaristia e lamenta a situação que impede os louvores na igreja da comunidade da Linha 130 da Leopoldina, onde mora. “É uma pena, porque a Páscoa é muito especial”, comenta. Assim como Lorena, também deve comemorar a data com poucos familiares.

Quer saber mais
sobre vinhos?
Cadastre-se para receber conteúdo exclusivo

Deixe o seu comentário sobre a postagem:

Nome Completo:
E-mail:
Whatsapp:
Cidade / UF:
Comentário: